Aqui fica o relato da experiência na primeira pessoa.
No âmbito do Projeto Erasmus+ kA2 tivemos a oportunidade de rumar até Itália, mais propriamente Florença, entre os dias 17 e 25 de Setembro, a fim de frequentar a Formação denominada “ We Are All Special: Inclusion and Support for Students with Special Needs In and Out of the Classroom”
Chegamos no dia 17, ao final do dia, a Florença, cidade completamente desconhecida para ambas. Com a ajuda do Citymapper encontramos o nosso Airbnb, onde fomos recebidas pelo Lupo, o nosso anfitrião. O apartamento, no piso térreo de um edifício de traça antiga, situado praticamente no centro de Florença, viria a ser, ao longo de toda a semana, o nosso “lar” italiano.
O domingo foi praticamente direcionado para a familiarização com a zona envolvente ao apartamento, e início da excelente relação que estabelecemos com a incrível gastronomia italiana.
Na segunda-feira iniciou-se a nossa formação na Via Santo Egídio, lecionada pela Lise Lott Grimm e com a participação de 5 colegas suecas e uma colega de curso italiana. As atividades de formação foram muito interessantes e enriquecedoras, o clima foi sempre de empenho, mas descontraído. Ao longo da semana aproveitamos para, nos tempos livres, visitar alguns monumentos e percorrer as sempre movimentadas ruas da cidade.
A mobilidade incluiu ainda uma visita guiada pelo Alessandro, pedonal, focando alguns aspetos menos conhecidos de Florença. No sábado dia 24, a formação culminou com a visita cultural, “A Toscânia Num Dia”, visitando San Gimignano, a bela Siena, e Pisa, passando pelo vinhedo e oliveiras de Chianti.
Tratou-se de uma mobilidade que permitiu aliar conhecimentos, partilha de práticas profissionais, cultura, gastronomia e enriquecimento pessoal.
Florença é linda! Recomendamos.
Docentes Amélia Silva e Isabel Ferreira
Comments