Search
  • equipaerasmusmaisa

Mobilidade Amsterdão / Utrecht

Updated: Jun 6

Pelo professor Alberto Fernandes - 30 de maio

1º dia de curso 'How to make your school more digital –Digital Turn' - 30 de maio

Muito interessante do ponto de vista de manter a atenção dos formandos na utilização da tecnologia na escola, utilizando conceitos com os quais estamos habituados em outras áreas.

Desde “sabão” a “viagra”, de “vitamina” a “placebo”, a analogia depressa começou a fazer sentido. A tecnologia deve ser a catalisadora do desenvolvimento (tal como uma vitamina que fortalece o nosso corpo humano) e perdura no tempo.

A abordagem seguinte foi focar no objetivo principal que é estabelecido na questão “O que representa o «digital turn» para a nossa escola. Em alguns países passa por cada aluno ter um dispositivo digital, noutros disponibilizar plataformas de aprendizagem online, mas a mudança tem de ter impacto no paradigma pedagógico da aprendizagem.

Existem 3 palavras para o sucesso nesta mudança digital:

• Create – a utilização do digital tem de criar, inovar, envolver e motivar;

• Colaborative – aplicação de trabalho colaborativo em grupo, resolução de problemas e trabalho por objetivos;

• Self-directed – utilizado pelos alunos, envolvendo todos no grupo e avaliando o seu próprio trabalho.

Um exemplo da implementação do «digital turn» foi realizado aqui nos Países Baixos, em que cada escola adquiriu em nome dos alunos um Ipad (com uma poupança de aproximadamente 20% no preço final), e os pais pagaram da forma que puderam. Com esta política (ao nível de escola) cada aluno pode utilizar os recursos desenhados para o equipamento que têm.

Outros exemplos há em que os recursos financeiros limitam as aquisições e as estratégias, normalmente políticas definidas pelos governos não estabelecem como prioritário a aquisição imediata de equipamento, mas sim iniciar pelo básico, como por exemplo a programação e robótica, iniciando nos primeiros anos escolares e à medida que os alunos vão evoluindo, vão sendo adquiridos recursos mais adaptados aos níveis de aprendizagem.

Ao nível de envolvimento no curso estão presentes, entre outros, representantes de Portugal, Espanha, Itália, Roménia, Estónia e Grécia. O ambiente e a partilha de experiências tem sido bastante agradável.

8 views0 comments

Recent Posts

See All

https://animoto.com/play/b60eJr7qesiKkFNfsmDxxQ Entre os dias 25 e 30 de julho de 2022, em Berlim, decorreu a Mobilidade da Docente Joana Hespanhol Gonçalves Leitão. Desenvolveu-se ao abrigo do Projet