top of page
Search
  • Writer's pictureequipaerasmusmaisa

Digital Turn/Tenerife - Balanço final

Pelas docentes Carla Cristóvão e Ana Beatriz Rodrigues.

Entre os dias 8 e 14 de janeiro de 2023 participamos no Curso Digital Turn, realizado na maravilhosa ilha de Tenerife. Este curso foi uma mais-valia para nós, como elementos da Equipa do Plano de Ação de Desenvolvimento Digital da Escola (PADDE) do nosso agrupamento, tendo sido uma oportunidade única de adquirir novas competências e conhecimentos, contribuir para a melhoraria da qualidade do ensino do nosso agrupamento, bem como nosso desenvolvimento pessoal e profissional.

No primeiro dia tivemos a apresentação dos formadores, Mart Laanpere e Piret Lehiste, e de todos os participantes, tendo tido um primeiro conhecimento do que iria ser o curso. Os colegas participantes eram de diversos países: Alemanha, Inglaterra, Roménia, Bélgica, Grécia, Países Baixos e Lituânia. Felizmente a língua não foi qualquer entrave, pois todos comunicávamos utilizando a língua inglesa.

Os dias seguintes foram preenchidos com a aquisição de conhecimentos específicos, novas aplicações digitais, cenários de aprendizagem que incluem o digital, desenvolvimento da política de segurança digital, desenvolvimento de estratégias digitais para as escolas, entre outros, com a realização de diversos trabalhos práticos. E foi com agradável surpresa que constatámos que muitas das estratégias sugeridas já se encontram a ser exploradas no nosso agrupamento, nomeadamente através da utilização da ferramenta Selfie e do eSafey Label, o que nos fez concluir que estamos num bom caminho na transição digital do nosso agrupamento.

Porque não só o estudo é importante, participámos numa visita ao vulcão El Teide com todo o grupo. Num momento de aprendizagem e lazer, pudemos disfrutar de uma paisagem única e ter uma perspetiva diferente do que é viver junto a um vulcão.

Também foi de extrema importância a partilha de experiências de diferentes realidades escolares nos diferentes países, quer no decorrer do curso, quer informalmente fora deste.

Em suma, foi uma experiência incrível, tendo sido a oportunidade perfeita para desenvolver as duas línguas estrangeiras de forma intensiva, inglês e Espanhol, proporcionar uma nova perspetiva sobre a transição digital, para além de termos tido a oportunidade de realizar algumas amizades e conhecer pessoas de diferentes países e culturas, numa ilha tão espetacular e bonita, como Tenerife.

Ficou a vontade de um dia regressar!

56 views0 comments
bottom of page