top of page
Search
  • Writer's pictureequipaerasmusmaisa

2º dia de curso 'How to make your school more digital –Digital Turn' (conclusão)

Pelo professor Alberto Fernandes - 31 de maio

A forma como os alunos aprendem pode ser categorizada em três formas distintas:

· “monológica” – aprender como aquisição de novos conhecimentos;

· “dialógica” – aprender participando;

· “trialógica” – aprendizagem colaborativa e criativa (in ovação) com a criação de artefactos digitais partilháveis.

Esta última classificação pode ser representada sob a forma de triângulo, onde a aquisição, a tecnologia e a participação se encontram nos vértices e fazem-se depender uns dos outros.

Há necessidade de treinar (formar, ensinar) os alunos para saberem como utilizar as ferramentas tecnológicas para criarem a aprendizagem.

Mas nem tudo é tão simples como parece. Há pequenas coisas que ou não funcionam ou funcionam mal. Mas para cada objetivo não alcançado há uma oportunidade de melhoria. Por exemplo numa escola foi instituído o dia do projeto e, semanalmente, os alunos trabalham num projeto STEAM, com a colaboração de todos os Professores. Esta prática teve um duplo efeito pois o envolvimento dos docentes nas práticas dos alunos, acelera também a forma como estes encaram o digital. Os resultados positivos são divulgados na comunidade para atrair mais docentes e Pais/EE’s a colaborarem.

Outra forma de envolver os alunos é atribuir-lhes uma tarefa de criar dois exercícios sobre uma determinada matéria, um fácil e outro difícil. Esta tarefa dá ao aluno o envolvimento na sua própria aprendizagem, uma vez que terá de estudar para ter um exercício excelente. O “ser professor” por um período de tempo.

Algumas vezes, os alunos têm as ferramentas digitais mas não as sabem utilizar. Uma forma de ultrapassar é a criação do “Embaixador digital da turma” a quem é reportado as necessidades digitais dos colegas e por sua vez transmite aos docentes essas necessidades.

Para complementar, a criação do “Intervalo Digital” em que os docentes estão disponíveis para auxiliar os alunos a ultrapassar as dificuldades na utilização do digital.

Para amanhã, viagem a Amsterdão. Uma viagem que terá muito que contar!


14 views0 comments
bottom of page