top of page
Search
  • Writer's pictureequipaerasmusmaisa

1ª mobilidade Berlim


Entre os dias 25 e 30 de julho de 2022, em Berlim, decorreu a Mobilidade da Docente Joana Hespanhol Gonçalves Leitão. Desenvolveu-se ao abrigo do Projeto Erasmus+ KA101 @t Europe, no âmbito da área “Gestão de Conflitos e Inclusão”. A docente integrou um grupo com o número mínimo limite de 4 participantes oriundos da Hungria, Croácia, Espanha e, obviamente, Portugal.

O tema desenvolvido ao longo da semana foi “Classroom management solutions for Teachers: new methodologies, effective motivation, cooperation and evaluation strategies”, partindo de uma partilha permanente, e constante troca de experiências, de uma construção cooperativa baseada em ambientes de aprendizagem positivos, e de diversidade. O facto de estarem poucos formandos presentes levou a uma reinvenção constante de estratégias, por parte da formadora Ilaria Calvani que apresentou toda uma abordagem centrada no aluno e na família, tendo o professor o papel de Orientador, aplicando estratégias e aprendizagens como "Flipped classroom", "Project Based Learning"(PBL) e "Task Based Learning" (TBL). Todas estas estratégias, em português, podem-se traduzir como salas de aula invertidas, isto é, em vez de o centro da aprendizagem ser o professor que "debita a matéria" é o aluno que a procura e que a investiga sob a orientação do professor. Tudo baseado numa perspetiva de avaliação formativa e de uma critica construtiva e positiva, com vista à evolução e progressão do mesmo.

Toda a mobilidade se desenvolveu numa cidade plena de história que permitiu algumas visitas e contactos. Foi de facto uma experiência enriquecedora em todos os níveis.



15 views0 comments
bottom of page